Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Projeto de leitura: Menino Maluquinho


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DO GUARÁ.
ESCOLA CLASSE 07 DO GUARÁ
PROFESSORA PEDAGOGA GLADYS MARIS LEITE





PROJETO DE LEITURA DO LIVRO:
O MENINO MALUQUINHO









JULHO DE 2012




JUSTIFICATIVA
     Resolvi trabalhar com as crianças o livro do menno maluquinho, por ser uma leitura leve, de textos curtos e engraçados, já que este será  o primeiro livro com trabalho coletivo de ficha literária.
     Então pesquisei na internet, alguns projetos de leitura e depois montei o meu baseado nos interesses e necessidades dos meus alunos do 2º ano do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA).
OBJETIVOS
1.    Reconhecer como se estruturam os livros (capítulos, paginação, etc).
2.    Identificar os dados que compõem a capa de um livro.
3.    Enriquecer o vocabulário, a oralidade e a socialização.
4.    Elaborar uma poesia por meio de uma releitura.
5.    Descrever a confecção de uma pipa utilizando um texto instrucional.
6.    Conhecer Ziraldo, suas obras e personagens e especialmente a obra O Menino Maluquinho;

7.    Produzir bons textos, mesmo antes de saber a grafia das palavras;

8.    Recontar O Menino Maluquinho, recuperando a seqüência de acontecimentos e a forma, ou seja, a linguagem que se usa para escrever;
9.    Aprender alguns procedimentos de revisão e reescrita de textos com ajuda do professor;
Planejar e executar tarefas em grupo e em duplas.
CONTEÚDOS
1.    Biografia;
2.    Gênero Narrativo;
3.    Produção de textos;
4.    Leitura de história;
5.    Reconto de história lida, por meio da recuperação da seqüência de acontecimentos
6.    Procedimentos de revisão e reescrita de textos.
7.    Trabalho em grupo;
8.    Família;
9.    Identificar e conhecer as obras de arte de Ziraldo.
CRONOGRAMA
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma.

ESTRATÉGIAS
     Crie um ambiente que estimule a curiosidade e amplie a expectativa no/as alunos/as, deixando recados na sala com uma semana de antecedência:
“Em breve receberemos uma visita especial em nossa sala”.
“Ele está chegando... Quem será”?
“Ele é levado da breca, mas é muito amigo, chegará nesta... feira.”
     Mandar um bilhete pedindo que no dia marcado, todos venham com uma panela na cabeça.
1ª AULA
1.    Chegar vestida de Professora Maluquinha;
2.    Inicialmente apresente a capa do livro e vá identificando os dados que o compõe e porque são importantes.
3.    Leia o livro imitando o timbre de voz infantil quando for a fala do Menino Maluquinho.
4.    Após a leitura da obra e compartilhamento do objetivo com os alunos, apresentar a biografia do autor e seus personagens por meio dos sites: www.ziraldo.com e www.meninomaluquinho.com.br
5.     Promover uma conversa sobre a história do livro e as características do texto lido e do autor;
6.     Dividir os alunos em duplas e promover momentos em que recontarão O Menino Maluquinho para que possam se apropriar do enredo e das características da narrativa e a seqüência de acontecimentos;
7.    Montar um mural.
2ª AULA
1.    Propor que em duplas produzam a primeira reescrita do livro por meio de ilustrações, no caderno de produção de textos;
2.    Promover a revisão de textos por meio dos recursos apresentados pelo Word, com auxílio e intervenção do professor na escrita das duplas.

3ª AULA
1.    Revisão e reescrita coletiva (professor e alunos) dos trabalhos onde o trabalho das duplas serão apresentados e coletivamente os possíveis erros serão apontados pelos alunos e corrigidos juntamente com a intervenção e auxílio do professor (construção coletiva);
2.    Os alunos escolherão o melhor texto para ser transcrito;
3.    Transcrever o texto escolhido para o caderno de produção de texto.


4ª AULA
1.    Realizar uma atividade com ficha literária, onde as crianças darão sua opinião sobre o livro;
2.    Propor como tarefa de casa que eles/as confeccionem uma pipa e escrevam como fizeram, ou seja, as instruções para que os/as colegas possam ler e também fazerem utilizando o mesmo material e procedimentos.
3.    Elaborar um bilhete e enviar aos pais, convidando-os para participarem de um campeonato de pipas em comemoração ao dia dos pais.
5ª AULA
1.    Apresentar a música do Menino Maluquinho cantada por Milton Nascimento e Rita Lee;
2.    Dividir a turma em grupos e entregar páginas do livro sem a ilustração, para que as crianças ilustrem e montem um mural do lado de fora da sala, para apreciação de todos na escola.
6ª AULA
     Campeonato de pipas.
AVALIAÇÃO
1.    Observação da participação dos alunos durante o projeto;
2.    Produção de texto;
3.    Ficha literária.

BIBLIOGRAFIA
2.      APRENDENDO COM O MENINO MALUQUINHO – Projeto de Leitura, Denise Donizete Campos Rizzoto, Uberlândia-MG



Nenhum comentário:

Postar um comentário