GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO
DO GUARÁ.
ESCOLA CLASSE 07 DO GUARÁ
PROFESSORA PEDAGOGA GLADYS
MARIS LEITE
PROJETO
DE LEITURA DO LIVRO:
O
MENINO MALUQUINHO
JULHO
DE 2012
JUSTIFICATIVA
Resolvi trabalhar com as crianças o livro
do menno maluquinho, por ser uma leitura leve, de textos curtos e engraçados,
já que este será o primeiro livro com
trabalho coletivo de ficha literária.
Então pesquisei na internet, alguns
projetos de leitura e depois montei o meu baseado nos interesses e necessidades
dos meus alunos do 2º ano do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA).
OBJETIVOS
1. Reconhecer
como se estruturam os livros (capítulos, paginação, etc).
2. Identificar
os dados que compõem a capa de um livro.
3. Enriquecer
o vocabulário, a oralidade e a socialização.
4. Elaborar
uma poesia por meio de uma releitura.
5. Descrever
a confecção de uma pipa utilizando um texto instrucional.
6. Conhecer
Ziraldo, suas obras e personagens e especialmente a obra O Menino Maluquinho;
7. Produzir
bons textos, mesmo antes de saber a grafia das palavras;
8. Recontar
O Menino Maluquinho, recuperando a seqüência de acontecimentos e a forma, ou
seja, a linguagem que se usa para escrever;
9. Aprender
alguns procedimentos de revisão e reescrita de textos com ajuda do professor;
Planejar e executar tarefas em grupo e em duplas.
Planejar e executar tarefas em grupo e em duplas.
CONTEÚDOS
1.
Biografia;
2.
Gênero Narrativo;
3.
Produção de textos;
4.
Leitura de história;
5.
Reconto de história lida, por meio da recuperação
da seqüência de acontecimentos
6.
Procedimentos de revisão e reescrita de textos.
7.
Trabalho em grupo;
8.
Família;
9.
Identificar e conhecer as obras de arte de Ziraldo.
CRONOGRAMA
Aproximadamente
240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma.
ESTRATÉGIAS
Crie um
ambiente que estimule a curiosidade e amplie a expectativa no/as alunos/as,
deixando recados na sala com uma semana de antecedência:
“Em breve receberemos uma visita especial em nossa sala”.
“Ele está chegando... Quem será”?
“Ele é levado da breca, mas é muito amigo, chegará nesta... feira.”
“Em breve receberemos uma visita especial em nossa sala”.
“Ele está chegando... Quem será”?
“Ele é levado da breca, mas é muito amigo, chegará nesta... feira.”
Mandar
um bilhete pedindo que no dia marcado, todos venham com uma panela na cabeça.
1ª AULA
1. Chegar
vestida de Professora Maluquinha;
2. Inicialmente
apresente a capa do livro e vá identificando os dados que o compõe e porque são
importantes.
3. Leia o
livro imitando o timbre de voz infantil quando for a fala do Menino Maluquinho.
4. Após a
leitura da obra e compartilhamento do objetivo com os alunos, apresentar a
biografia do autor e seus personagens por meio dos sites: www.ziraldo.com e www.meninomaluquinho.com.br
5. Promover uma conversa sobre a história do
livro e as características do texto lido e do autor;
6. Dividir os alunos em duplas e promover
momentos em que recontarão O Menino Maluquinho para que possam se apropriar do
enredo e das características da narrativa e a seqüência de acontecimentos;
7. Montar um
mural.
2ª AULA
1. Propor
que em duplas produzam a primeira reescrita do livro por meio de ilustrações,
no caderno de produção de textos;
2. Promover
a revisão de textos por meio dos recursos apresentados pelo Word, com auxílio e
intervenção do professor na escrita das duplas.
3ª AULA
1. Revisão e
reescrita coletiva (professor e alunos) dos trabalhos onde o trabalho das
duplas serão apresentados e coletivamente os possíveis erros serão apontados
pelos alunos e corrigidos juntamente com a intervenção e auxílio do professor
(construção coletiva);
2. Os alunos
escolherão o melhor texto para ser transcrito;
3. Transcrever
o texto escolhido para o caderno de produção de texto.
4ª AULA
1. Realizar
uma atividade com ficha literária, onde as crianças darão sua opinião sobre o
livro;
2. Propor
como tarefa de casa que eles/as confeccionem uma pipa e escrevam como fizeram,
ou seja, as instruções para que os/as colegas possam ler e também fazerem
utilizando o mesmo material e procedimentos.
3. Elaborar
um bilhete e enviar aos pais, convidando-os para participarem de um campeonato
de pipas em comemoração ao dia dos pais.
5ª
AULA
1. Apresentar a música do Menino Maluquinho
cantada por Milton Nascimento e Rita Lee;
2. Dividir a turma em grupos e entregar
páginas do livro sem a ilustração, para que as crianças ilustrem e montem um
mural do lado de fora da sala, para apreciação de todos na escola.
6ª
AULA
Campeonato de pipas.
AVALIAÇÃO
1. Observação da participação dos alunos
durante o projeto;
2. Produção de texto;
3. Ficha literária.
BIBLIOGRAFIA
2. APRENDENDO COM O MENINO MALUQUINHO –
Projeto de Leitura, Denise Donizete
Campos Rizzoto, Uberlândia-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário