Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


lNa Escola Classe 7, faltam dicionários, gramáticas e clássicos infantis
_ Da Redação
redacao@ jornaldebrasilia. com. br
A falta de livros básicos, como dicionários, gramáticas e até clássicos literários, causa indignação a uma professora da Escola Classe 07 do Guará. A situação
motivou a docente Gladys Leite a buscar ajuda e tentar resolver o problema, recorrendo a parlamentares e até às redes sociais.
Tudo começou quando a professora do 2º ano do Ensino Fundamental procurou na sala de leitura da escola o livro O menino Maluquinho, clássico de Ziraldo, para um projeto de leitura que vem desenvolvendo em sua classe. O espanto veio quando Gladys foi informada de que ali não havia este livro. Mas não era só isso. Dicionários e gramáticas atualizadas também estão em falta. A professora tomou a iniciativa de mandar e-mails para deputados distritais, informando a situação e pedindo doações desses livros. O desinteresse foi geral e apenas dois deputados responderam a mensagem: um negando o pedido e o outro passando a responsabilidade ao “departamento competente”. Além de livros, a escola precisa de uma pessoa qualificada para orientar os alunos na sala de leitura, informa o diretor da escola, Fernando Vasconcelos. INTERNET Com a negativa dos deputados, a professora divulgou o problema nas redes sociais, como o Facebook, com a intenção de ganhar voz. “Meu pedido foi desvalorizado, desprezado. Achei um absurdo e decidi informar a todos”, contou a professora, que já gastou dinheiro do próprio bolso para fazer atividades em sala, comprando livros. A sala de leitura da escola tem 450 livros.
O diretor explica que todas as escolas recebem um projeto político pedagógico e os adéquam Assim também são os pedidos dos livros, que já foram feitos à regional de ensino. A Secretaria de Educação informou, por meio de nota, que o material específico foi enviado em 2009 e 2010 pelo Ministério da Educação (MEC) para as coordenações regionais de ensino. Assim como o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) – com o novo acordo ortográfico – foi enviado a todas as escolas públicas do País por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). E que somente escolas que atendem a partir do 5º ano recebem gramáticas. Portanto, a Escola Classe 7 não receberia exemplares. A sala de leitura da escola tem 450 livros, mas faltam clássicos importantes para os pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário