Pesquisar este blog

domingo, 10 de março de 2013

Projeto Aquarela


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
ESCOLA CLASSE 07 DO GUARÁ.
AUTORAS: GLADYS MARIS LEITE E LUCIMAR DA SILVA OLIVEIRA




PROJETO DE LEITURA

 

FEVEREIRO DE 2013
JUSTIFICATIVA
     Aproveitando o ano do centenário de Vinícius de Moraes começamos o ano com sua obra: Aquarela, pois é a música de entrada da escola e as crianças não haviam observado a música e nem sabiam o significado dos versos e título.
OBJETIVO GERAL
     Apresentar Vinícius de Moraes às crianças como forma de introdução as atividades do ano de 2013.
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
1.    Leitura e Interpretação;
2.    Música;
3.    Biografia;
4.    Produção de texto;
5.    Ampliação de frases simples;
6.    Singular e Plural;
7.    Debate espontâneo;
8.    História da vida familiar;
9.    Passagem do tempo: passado, presente e futuro;
10. Formas geométricas;
11. Hora;
12. Calendário;
13. Gráficos.
RECURSOS MATERIAIS
1.    DVD Mundo da criança – Toquinho;
2.    Cópias dos textos a serem trabalhados;
3.    Cópias das atividades a serem trabalhados;
4.    Papel pardo;
5.    Bailarinas;
6.    Cartolina;
7.    Ingredientes para a receita escolhida;
8.    Modelo do relógio;
9.    Papel quadriculado;




ETAPAS
1º Dia
*      Conversa sobre a música de entrada da escola;
*      Apresentação do clipe Aquarela do DVD Toquinho e o mundo da criança;
*      Entrega das folhas para montagem do livrinho da música Aquarela;
*      Ilustração da 1ª parte do livro;
*      Procurar no dicionário o significado da palavra aquarela e escrever na última página do livro;
*      Cantar a música e bater palmas sempre que ouvir um número;
*      Conversar sobre a função dos números na música e no mundo;
*      Montar cartaz sobre os números no mundo;
*      Leitura da biografia de Vinícius de Moraes.
2º Dia
*      Cantar a música;
*      Ilustrar a segunda parte do livro aquarela;
*      Produção de texto crítico sobre a música (lacunado);
*      Atividades de separação silábica com palavras retiradas da música;
*      Biografia de Maurício de Souza;
3º Dia
*      Conversa sobre a passagem do tempo no clipe da música e comparando- a com a passagem do tempo na vida das crianças;
*      Linha do tempo da criança para ser feita com os pais.
*      Leitura da biografia de Ziraldo.
4º Dia
*      Montar gráfico dos aniversariantes da turma.
*      Biografia da Cecília Meirelles.
5º Dia
*      Conversar sobre os marcadores de tempo calendário e relógio;
*      Confecção de um relógio analógico;
*      Jogo do relógio: mostrar a hora em relógio digital, para ser marcada no relógio analógico confeccionado pelas crianças. Ganha quem acertar a hora no relógio;
*      Autobiografia de Andrea Viviana Taubman.


6º Dia
*      Conversar sobre o que é necessário para uma criança crescer saudável;
*      Apresentar a pirâmide alimentar e montar um cartaz com figuras de alimentos trazidas pelas crianças;
*      Entregar um modelo de pirâmide para as crianças ilustrarem a vista do cartaz.
*      Mandar para casa a tarefa de trazer uma receita saudável que possa ser confeccionada em casa.
7º Dia
*      Ler as receitas e escolher a que será confeccionada em sala;
*      Relembrar as biografias lidas;
*      Montar os passos para confeccionar uma biografia;
*      Produção de texto: Autobiografia das crianças.
8º Dia
*      Escolher uma das Autobiografias para fazer reestruturação de texto coletivamente;
*      Iniciar a montagem do quadro de regras;
*      Iniciar a montage da UTI das palavras: As palavras com erros ortográficos que mais apareceram nas produções serão colocadas em um espaço especial onde ficarão a vista das crianças até “sararem”, ou seja deixarem de ser as que mais são apresentadas com erros.
*      Atividades de adição, subtração, multiplicação e divisão com a receita;
*      Confecção da receita.
CRONOGRAMA
     15 dias
AVALIAÇÃO
1.    Observação da participação dos alunos durante o projeto;
2.    Produção de texto: Autobiografia;
3.    Montagem do gráfico;
4.    Participação na formação dos conceitos ortográficos e gramaticais no quadro de regras;

BIBLIOGRAFIA
1.    CURRÍCULO EDUCAÇÃO BÁSICA DO DISTRITO FEDERAL - anos iniciais; Secretaria de Estado de Educação do Distrito federal;
2.    Pró-Letramento : Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental : alfabetização e linguagem . – ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
3.    Pró-Letramento : Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental : matemática . – ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário