GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
ESCOLA CLASSE 07 DO GUARÁ.
AUTORAS: GLADYS MARIS LEITE E LUCIMAR DA SILVA OLIVEIRA
PROJETO
DE LEITURA
FEVEREIRO
DE 2013
JUSTIFICATIVA
Aproveitando o ano do centenário de
Vinícius de Moraes começamos o ano com sua obra: Aquarela, pois é a música de
entrada da escola e as crianças não haviam observado a música e nem sabiam o
significado dos versos e título.
OBJETIVO
GERAL
Apresentar Vinícius de Moraes às crianças
como forma de introdução as atividades do ano de 2013.
CONTEÚDOS
A SEREM TRABALHADOS
1. Leitura
e Interpretação;
2. Música;
3. Biografia;
4. Produção
de texto;
5. Ampliação
de frases simples;
6. Singular
e Plural;
7. Debate
espontâneo;
8. História
da vida familiar;
9. Passagem
do tempo: passado, presente e futuro;
10. Formas
geométricas;
11. Hora;
12. Calendário;
13. Gráficos.
RECURSOS
MATERIAIS
1.
DVD Mundo da criança – Toquinho;
2.
Cópias dos textos a serem trabalhados;
3.
Cópias das atividades a serem trabalhados;
4.
Papel pardo;
5.
Bailarinas;
6.
Cartolina;
7.
Ingredientes para a receita escolhida;
8.
Modelo do relógio;
9.
Papel quadriculado;
ETAPAS
1º
Dia
Conversa sobre a música de entrada da escola;
Apresentação do clipe Aquarela do DVD
Toquinho e o mundo da criança;
Entrega das folhas para montagem do livrinho
da música Aquarela;
Ilustração da 1ª parte do livro;
Procurar no dicionário o significado da
palavra aquarela e escrever na última página do livro;
Cantar a música e bater palmas sempre que
ouvir um número;
Conversar sobre a função dos números na
música e no mundo;
Montar cartaz sobre os números no mundo;
Leitura da biografia de Vinícius de Moraes.
2º
Dia
Cantar a música;
Ilustrar a segunda parte do livro aquarela;
Produção de texto crítico sobre a música
(lacunado);
Atividades de separação silábica com palavras
retiradas da música;
Biografia de Maurício de Souza;
3º
Dia
Conversa sobre a passagem do tempo no clipe
da música e comparando- a com a passagem do tempo na vida das crianças;
Linha do tempo da criança para ser feita com
os pais.
Leitura da biografia de Ziraldo.
4º
Dia
Montar gráfico dos aniversariantes da turma.
Biografia da Cecília Meirelles.
5º
Dia
Conversar sobre os marcadores de tempo
calendário e relógio;
Confecção de um relógio analógico;
Jogo do relógio: mostrar a hora em relógio
digital, para ser marcada no relógio analógico confeccionado pelas crianças.
Ganha quem acertar a hora no relógio;
Autobiografia de Andrea Viviana Taubman.
6º
Dia
Conversar sobre o que é necessário para uma
criança crescer saudável;
Apresentar a pirâmide alimentar e montar um
cartaz com figuras de alimentos trazidas pelas crianças;
Entregar um modelo de pirâmide para as
crianças ilustrarem a vista do cartaz.
Mandar para casa a tarefa de trazer uma
receita saudável que possa ser confeccionada em casa.
7º
Dia
Ler as receitas e escolher a que será
confeccionada em sala;
Relembrar as biografias lidas;
Montar os passos para confeccionar uma
biografia;
Produção de texto: Autobiografia das
crianças.
8º
Dia
Escolher uma das Autobiografias para fazer
reestruturação de texto coletivamente;
Iniciar a montagem do quadro de regras;
Iniciar a montage da UTI das palavras: As
palavras com erros ortográficos que mais apareceram nas produções serão
colocadas em um espaço especial onde ficarão a vista das crianças até
“sararem”, ou seja deixarem de ser as que mais são apresentadas com erros.
9º
Atividades de adição, subtração,
multiplicação e divisão com a receita;
Confecção da receita.
CRONOGRAMA
15 dias
AVALIAÇÃO
1.
Observação da participação dos alunos durante
o projeto;
2.
Produção de texto: Autobiografia;
3.
Montagem do gráfico;
4.
Participação na formação dos conceitos
ortográficos e gramaticais no quadro de regras;
BIBLIOGRAFIA
1.
CURRÍCULO EDUCAÇÃO BÁSICA DO DISTRITO FEDERAL
- anos iniciais; Secretaria de Estado de Educação do Distrito federal;
2.
Pró-Letramento : Programa de Formação
Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental :
alfabetização e linguagem . – ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil
matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica – Brasília : Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
3.
Pró-Letramento : Programa de Formação
Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental :
matemática . – ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de
referência/ Secretaria de Educação Básica – Brasília : Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário