GOVERNO DO DISTRITO
FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE
EDUCAÇÃO
ESCOLA CLASSE 07 DO GUARÁ
TURMA DE APLICAÇÃO: 2º ANO
PROJETO
OLIMPÍADAS
PROFESSORA:
GLADYS MARIS LEITE
_____________________________________________________________
JUSTIFICATIVA
Os
jogos Olímpicos promovem uma oportunidade única de trabalharmos com as crianças
todos os conceitos, habilidades e competências que estão inseridos nos PCNs e
no Currículo da Educação Básica do Distrito Federal.
Isso
acontece, porque os Jogos Olímpicos fascinam seres humanos de todo o mundo.
Crianças, jovens e adultos, todos se reúnem para assistir suas modalidades de
esporte preferidas e torcer pelo seu país.
Nesta
competição não há preconceito de cor, de etnia ou crença religiosa. Todos
juntam suas forças e vão em busca de um mesmo objetivo: competir.
Os
jogos, as brincadeiras e as praticas esportivas revelam por seu lado, a cultura
corporal de cada grupo social, constituindo-se em atividades privilegiadas nas
quais o movimento é aprendido e significado.
Na
faixa etária a qual o projeto se destina (7 e 8 anos) constata-se uma ampliação
do repertório de gestos instrumentais, os quais contam com progressiva
precisão. Gradativamente, o movimento começa a se submeter ao controle sobre a
própria ação resulta em diminuição da impulsividade motora que predomina nos
bebês.
È
o grande número de esportes olímpicos que envolvem complexas sequencias motoras
para serem reproduzidas, propiciando conquistas no plano da coordenação e
precisão do movimento.
Desenvolver
em nossos alunos o senso de competitividade sadia é fundamental para seu bom
desenvolvimento e formação. A criança aprende a ir em busca de seus objetivos e
lutar por eles. Em um mundo aonde ainda persiste a lei do mais forte, devemos
preparar nossos alunos para o desafio do futuro. Além do que a prática de
esportes, em todas as idades, é sempre muito bem vinda.
OBJETIVO
GERAL
Ter
uma imagem positiva de si, ampliando sua confiança, identificando cada vez mais
suas limitações, possibilidades e agindo de acordo com elas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
1I
Identificar e enfrentar situações de conflito, utilizando seus recursos
pessoais, respeitando outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
2)
Brincar;
3)
Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de
deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos,
brincadeiras, danças e demais situações;
4)
Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamentos, para ampliar suas
possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
5)
Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e
identificando seus segmentos e elementos, desenvolvendo cada vez mais atitude
de interesse e de cuidado com o próprio corpo;
6)
Desenvolver a leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas;
7)
Desenvolver noções de direção e movimento.
ESTRATÉGIAS
FORMAÇÃO DO PAÍS
IMAGINÁRIO:
1) Pedir
ás crianças que formem grupos de 5 ou 6 componentes;
2) Cada
grupo deverá escolher uma cor que os representem;
3) Os
grupos serão informados de que cada grupo será representante de um país nas
olimpíadas e deverão então, criar um nome para o país que irão representar;
4) Apresentar
às crianças um cartaz contendo as bandeiras de todos os países que irão
participar das Olimpíadas e explorar:
·
Cores;
·
Formatos
·
Desenhos.
5) Os
grupos deverão criar e confeccionar uma bandeira para seu país imaginário;
6) Os
integrantes dos grupos deverão trazer blusas da cor que representa seu país;
A OLIMPÍADA
7) Apresentar
às crianças várias figuras de crianças de vários países em seus trajes típicos
e alguns objetos relacionados às suas culturas:
a. Observar
os trajes e objetos e compará-los com os que utilizamos no Brasil;
b. Debater
o porquê da utilização desses trajes relacionados à localização de seus países
(à vista do Mapa Mundi);
8) Localizar
a Grécia no Mapa Mundi;
9) Contar
para as crianças a História das Olimpíadas:
·
Criação dos jogos na Grécia Antiga;
·
A história da maratona
·
A ideia da realização dos jogos
olímpicos modernos e seu idealizador, o Barão Pierre de Coubertin;
·
A realização da Primeira Olimpíada em
1896, na cidade de Atenas, Grécia;
·
As modalidades que fazem parte
atualmente dos jogos;
A REALIZAÇÃO DOS JOGOS
10) Confecção
de convites para as turmas e para os pais para que compareça a abertura dos
jogos;
11) Todos os alunos deverão vestir suas blusas nas
cores do País que representa e amarrar faixas na cabeça, para realizar o
desfile dos países antecedendo a cerimônia, as crianças apresentarão algumas
modalidades olímpicas;
12) Os
jogos se realizarão durante 4 dias no pátio da escola e na quadra;
a. Competição
de arroezinhos;
b. Corda;
c. Tênis
de Mão;
d. Lançamento
de Peso;
e. Basquete
de Dedo;
f. Bola
ao Cesto;
g. Corrida
de Pé Amarrado;
h. Jogo
de Estourar Balão;
i.
Corrida de Jornal;
j.
Corrida da Colher;
k. Corrida
do Carrinho;
13)
A premiação dos vencedores será feita na
cerimônia de encerramento no 5º dia;
14)
A cada dia iremos preencher uma tabela
com o resultado dos jogos, que virá a ser a base para a construção de um
gráfico;
15)
Ao final as crianças montarão um gráfico
onde serão apresentadas as conquistas de medalhas por cada país imaginário.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante a
duração do projeto através da observação da participação das crianças e de
debates ao final de cada etapa, onde cada aluno deverá dar sua opinião sobre as
atividades realizadas e sugestões a serem incorporadas ao projeto no decorrer
do mesmo e também com a construção do gráfico individual.
BIBLIOGRAFIA
1. Parâmetros
Curriculares Nacionais – Ministério da Educação;
2. Currículo
da Educação Básica das Escolas do Distrito Federal – Secretaria do Estado de
Educação do Distrito Federal;
3. Guia
Pratico para professores – Ensino Fundamental – Edições Lua das Artes, julho –
2004;
4. Revista
Nova Escola – Editora Abril, agosto – 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário