Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Projeto: Olimpíadas da Turma


 


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA CLASSE 07 DO GUARÁ
TURMA DE APLICAÇÃO: 2º ANO













PROJETO
OLIMPÍADAS

PROFESSORA:

GLADYS MARIS LEITE
_____________________________________________________________

JUSTIFICATIVA


Os jogos Olímpicos promovem uma oportunidade única de trabalharmos com as crianças todos os conceitos, habilidades e competências que estão inseridos nos PCNs e no Currículo da Educação Básica do Distrito Federal.
Isso acontece, porque os Jogos Olímpicos fascinam seres humanos de todo o mundo. Crianças, jovens e adultos, todos se reúnem para assistir suas modalidades de esporte preferidas e torcer pelo seu país.
Nesta competição não há preconceito de cor, de etnia ou crença religiosa. Todos juntam suas forças e vão em busca de um mesmo objetivo: competir.
Os jogos, as brincadeiras e as praticas esportivas revelam por seu lado, a cultura corporal de cada grupo social, constituindo-se em atividades privilegiadas nas quais o movimento é aprendido e significado.
Na faixa etária a qual o projeto se destina (7 e 8 anos) constata-se uma ampliação do repertório de gestos instrumentais, os quais contam com progressiva precisão. Gradativamente, o movimento começa a se submeter ao controle sobre a própria ação resulta em diminuição da impulsividade motora que predomina nos bebês.
È o grande número de esportes olímpicos que envolvem complexas sequencias motoras para serem reproduzidas, propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.
Desenvolver em nossos alunos o senso de competitividade sadia é fundamental para seu bom desenvolvimento e formação. A criança aprende a ir em busca de seus objetivos e lutar por eles. Em um mundo aonde ainda persiste a lei do mais forte, devemos preparar nossos alunos para o desafio do futuro. Além do que a prática de esportes, em todas as idades, é sempre muito bem vinda.





OBJETIVO GERAL
Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua confiança, identificando cada vez mais suas limitações, possibilidades e agindo de acordo com elas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1I Identificar e enfrentar situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
2) Brincar;
3) Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
4) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamentos, para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
5) Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos, desenvolvendo cada vez mais atitude de interesse e de cuidado com o próprio corpo; 
6) Desenvolver a leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas;
7) Desenvolver noções de direção e movimento.






ESTRATÉGIAS

FORMAÇÃO DO PAÍS IMAGINÁRIO:
1)      Pedir ás crianças que formem grupos de 5 ou 6 componentes;
2)      Cada grupo deverá escolher uma cor que os representem;
3)      Os grupos serão informados de que cada grupo será representante de um país nas olimpíadas e deverão então, criar um nome para o país que irão representar;
4)      Apresentar às crianças um cartaz contendo as bandeiras de todos os países que irão participar das Olimpíadas e explorar:
·         Cores;
·         Formatos
·         Desenhos.
5)      Os grupos deverão criar e confeccionar uma bandeira para seu país imaginário;
6)      Os integrantes dos grupos deverão trazer blusas da cor que representa seu país;

A OLIMPÍADA
7)      Apresentar às crianças várias figuras de crianças de vários países em seus trajes típicos e alguns objetos relacionados às suas culturas:
a.       Observar os trajes e objetos e compará-los com os que utilizamos no Brasil;
b.      Debater o porquê da utilização desses trajes relacionados à localização de seus países (à vista do Mapa Mundi);
8)      Localizar a Grécia no Mapa Mundi;
9)      Contar para as crianças a História das Olimpíadas:
·         Criação dos jogos na Grécia Antiga;
·         A história da maratona
·         A ideia da realização dos jogos olímpicos modernos e seu idealizador, o Barão Pierre de Coubertin;
·         A realização da Primeira Olimpíada em 1896, na cidade de Atenas, Grécia;
·         As modalidades que fazem parte atualmente dos jogos;

A REALIZAÇÃO DOS JOGOS
10)  Confecção de convites para as turmas e para os pais para que compareça a abertura dos jogos;
11)   Todos os alunos deverão vestir suas blusas nas cores do País que representa e amarrar faixas na cabeça, para realizar o desfile dos países antecedendo a cerimônia, as crianças apresentarão algumas modalidades olímpicas;
12)  Os jogos se realizarão durante 4 dias no pátio da escola e na quadra;
a.       Competição de arroezinhos;
b.      Corda;
c.       Tênis de Mão;
d.      Lançamento de Peso;
e.       Basquete de Dedo;
f.       Bola ao Cesto;
g.      Corrida de Pé Amarrado;
h.      Jogo de Estourar Balão;
i.        Corrida de Jornal;
j.        Corrida da Colher;
k.      Corrida do Carrinho;
13)  A premiação dos vencedores será feita na cerimônia de encerramento no 5º dia;
14)  A cada dia iremos preencher uma tabela com o resultado dos jogos, que virá a ser a base para a construção de um gráfico;
15)  Ao final as crianças montarão um gráfico onde serão apresentadas as conquistas de medalhas por cada país imaginário.





AVALIAÇÃO

            A avaliação será realizada durante a duração do projeto através da observação da participação das crianças e de debates ao final de cada etapa, onde cada aluno deverá dar sua opinião sobre as atividades realizadas e sugestões a serem incorporadas ao projeto no decorrer do mesmo e também com a construção do gráfico individual.
   






BIBLIOGRAFIA

1.      Parâmetros Curriculares Nacionais – Ministério da Educação;
2.      Currículo da Educação Básica das Escolas do Distrito Federal – Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal;
3.      Guia Pratico para professores – Ensino Fundamental – Edições Lua das Artes, julho – 2004;
4.      Revista Nova Escola – Editora Abril, agosto – 2004.




Nenhum comentário:

Postar um comentário