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segunda-feira, 23 de julho de 2012

Projeto: E os contos de fadas, onde estão?


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO.
ESCOLA CLASSE 07 DO GUARÁ.
PROFESSORA PEDAGOGA GLADYS MARIS LEITE.



PROJETO

E os Contos de fadas, onde estão?









Guará, junho de 2012.
Área de estudo:
Português
Tema:
Contos de fada
Título:
E os contos de fada, onde estão?
Público alvo:
2º ano do Ensino Fundamental, Bloco Inicial de Alfabetização.
Outras áreas do conhecimento envolvidas:
Geografia, História e matemática.
Justificativa:
     As crianças estão iniciando o trabalho das produções de texto individuais e necessitam ler mais para ampliar seu vocabulário e apreender as regras ortográficas e gramaticais, para isso pensei em algum tema que mais interessasse s crianças para procurar incentivar a leitura e a escrita.
     Nas conversas em sala, observei que as crianças não conheciam os contos de fadas e nem sabiam diferenciar um conto de fadas, de uma fábula ou conto infantil, então  concluí que seria este o tema a ser apresentado e trabalhado em sala.
Objetivo Geral:
     Conhecer os contos de fada, e desenvolver a escrita e o gosto pela leitura.



Objetivo Específico:
1.    Desenvolver o hábito da leitura;
2.    Desenvolver a leitura oral;
3.    Produzir textos;
4.    Montar um glossário;
5.    Construir gráficos e tabelas;
6.    Conhecer o Mapa Mundi;
7.    Conhecer a História Medieval;
8.    Identificar personagens e cenários;
9.    Identificar início, meio e fim de um texto.
Duração:
2 semanas
Metodologia:
     Receber as crianças, coroar cada um de príncipe e de princesa e fazer a rodinha.
     Ler uma história de conto de fadas na rodinha, conversar sobre os personagens o cenário e as palavras não conhecidas (separando-as para o glossário que será montado.
     Conversar com as crianças sobre a época em que os contos foram escritos ( Idade Média) e porque os personagens básicos são príncipes e princesas.
     Mostrar o Mapa Mundi e localizar com as crianças o continente Europeu.
 Separar as crianças em grupos de até 4 elementos e distribuir vários materiais para pintura: tinta guache, cola colorida, giz de cera e lápis de cor.
     Pedir que cada grupo ilustre o conto apresentado na rodinha.
     Montar um mural com os trabalhos realizados pelos alunos.
     Por meio da sala de leitura da escola, serão oferecidos vários títulos de livros com contos de fadas para as crianças fazerem um rodízio e levando a cada dia um novo título para casa.
     As crianças também deverão destacar palavras novas, apresentadas pelo texto.
     Todos os dias, um aluno (por sorteio ou não) irá ler em voz alta o conto, levado para casa e iremos conversar sobre os personagens, os cenários da história lida e as palavras novas destacadas pelo aluno leitor.
     Pesquisar com os familiares e amigos, quais os contos de fadas que eles conhecem.
      Ao retornar a pesquisa, separar os contos infantis, as fábulas e os contos de fadas (relembrar as características de um texto para ser considerado conto de fadas) e montar uma tabela e em seguida um gráfico com os contos de fadas mais citados na pesquisa.
Montagem do gráfico:
Ø  cada conto será representado por uma cor;
Ø   cada criança pegará um quadrado com a cor dos contos de fadas citados em sua pesquisa;
Ø  As crianças irão até os eixos do gráfico, desenhados em papel pardo e pendurado em sala de aula, e colocarão os quadrados nos lugares previamente estipulados.
     Produzir um texto com a leitura e interpretação do gráfico construído pela turma.
     As palavras que tiverem sido destacadas ao longo de todo o trabalho, serão utilizadas para montagem de um glossário dos contos de fadas.
     Ao final os alunos irão ser incentivados a escreverem um conto de fadas que serão organizados em um livro.
     Cronograma:
23 de julho a 04 de agosto.
Recursos materiais:
1.    Livros de literatura com contos infantis;
2.    Tinta guache; giz de cera;
3.    Lápiz de cor;
4.    Cola colorida;
5.    Papel pardo;
6.    Bloquinho para fazer o glossário;
7.    Espiral  capa para encadernação.
8.    Papel laminado dourado.
Parceiros:
     Comunidade escolar em geral.
Culminância:
     Os alunos convidarão os pais e os alunos de outras turmas para fazer um sarau, onde lerão seus contos.
Avaliação:
     A avaliação do desenvolvimento dos alunos será feita da seguinte forma: na leitura por meio da observação sobre a participação de todos na leitura diária na rodinha e na escrita por meio do conto de fadas produzido.








Bibliografia:
1.    Apostila Pró-Letramento – Alfabetização e Linguagem; Ministério da Educação e Secretaria de Educação Básica; Brasília-DF, 2008.
2.    Apostila Pró-Letramento – Matemática; Ministério da Educação e Secretaria de Educação Básica; Brasília-DF, 2008.
3.    VILA, Antoni – Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças na resolução de problemas – Porto Alegre-RS: Artmed, 2006;
4.    VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas – Virando a escola do avesso por meio da avaliação; Campinas-SP: Papirus, 2008.
5.    TEBEROSKY, Ana e COLOMER, Teresa – Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista; trad. Ana Maria Neto Machado; Porto Alegre-RS: Artmed, 2003.

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