GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
SECRETARIA DE ESTADO DE
EDUCAÇÃO.
ESCOLA CLASSE 07 DO GUARÁ.
PROFESSORA PEDAGOGA GLADYS
MARIS LEITE.
PROJETO
E os Contos de fadas, onde estão?
Guará,
junho de 2012.
Área
de estudo:
Português
Tema:
Contos
de fada
Título:
E os
contos de fada, onde estão?
Público
alvo:
2º
ano do Ensino Fundamental, Bloco Inicial de Alfabetização.
Outras
áreas do conhecimento envolvidas:
Geografia,
História e matemática.
Justificativa:
As crianças estão iniciando o trabalho das
produções de texto individuais e necessitam ler mais para ampliar seu
vocabulário e apreender as regras ortográficas e gramaticais, para isso pensei
em algum tema que mais interessasse s crianças para procurar incentivar a
leitura e a escrita.
Nas conversas em sala, observei que as
crianças não conheciam os contos de fadas e nem sabiam diferenciar um conto de
fadas, de uma fábula ou conto infantil, então concluí que seria este o tema a ser
apresentado e trabalhado em sala.
Objetivo
Geral:
Conhecer os contos de fada, e desenvolver
a escrita e o gosto pela leitura.
Objetivo
Específico:
1. Desenvolver
o hábito da leitura;
2. Desenvolver
a leitura oral;
3. Produzir
textos;
4. Montar
um glossário;
5. Construir
gráficos e tabelas;
6. Conhecer
o Mapa Mundi;
7. Conhecer
a História Medieval;
8. Identificar
personagens e cenários;
9. Identificar
início, meio e fim de um texto.
Duração:
2
semanas
Metodologia:
Receber as crianças, coroar cada um de
príncipe e de princesa e fazer a rodinha.
Ler uma história de conto de fadas na rodinha, conversar
sobre os personagens o cenário e as palavras não conhecidas (separando-as para
o glossário que será montado.
Conversar com as crianças sobre a época em que
os contos foram escritos ( Idade Média) e porque os personagens básicos são
príncipes e princesas.
Mostrar o Mapa Mundi e localizar com as
crianças o continente Europeu.
Separar as crianças em grupos de até 4
elementos e distribuir vários materiais para pintura: tinta guache, cola colorida,
giz de cera e lápis de cor.
Pedir que cada grupo ilustre o conto
apresentado na rodinha.
Montar um mural com os trabalhos
realizados pelos alunos.
Por meio da sala de leitura da escola,
serão oferecidos vários títulos de livros com contos de fadas para as crianças
fazerem um rodízio e levando a cada dia um novo título para casa.
As crianças também deverão destacar
palavras novas, apresentadas pelo texto.
Todos os dias, um aluno (por sorteio ou
não) irá ler em voz alta o conto, levado para casa e iremos conversar sobre os
personagens, os cenários da história lida e as palavras novas destacadas pelo
aluno leitor.
Pesquisar com os familiares e amigos, quais os contos de
fadas que eles conhecem.
Ao retornar a
pesquisa, separar os contos infantis, as fábulas e os contos de fadas
(relembrar as características de um texto para ser considerado conto de fadas)
e montar uma tabela e em seguida um gráfico com os contos de fadas mais citados
na pesquisa.
Montagem do gráfico:
Ø cada
conto será representado por uma cor;
Ø cada criança pegará um quadrado com a cor dos
contos de fadas citados em sua pesquisa;
Ø As
crianças irão até os eixos do gráfico, desenhados em papel pardo e pendurado em
sala de aula, e colocarão os quadrados nos lugares previamente estipulados.
Produzir um texto com a leitura e
interpretação do gráfico construído pela turma.
As palavras que tiverem sido destacadas ao
longo de todo o trabalho, serão utilizadas para montagem de um glossário dos
contos de fadas.
Ao final os alunos irão ser incentivados a
escreverem um conto de fadas que serão organizados em um livro.
Cronograma:
23
de julho a 04 de agosto.
Recursos
materiais:
1. Livros
de literatura com contos infantis;
2. Tinta
guache; giz de cera;
3. Lápiz
de cor;
4. Cola
colorida;
5. Papel
pardo;
6. Bloquinho
para fazer o glossário;
7. Espiral capa para encadernação.
8. Papel
laminado dourado.
Parceiros:
Comunidade escolar em geral.
Culminância:
Os alunos convidarão os pais
e os alunos de outras turmas para fazer um sarau, onde lerão seus contos.
Avaliação:
A avaliação do desenvolvimento dos alunos
será feita da seguinte forma: na leitura por meio da observação sobre a
participação de todos na leitura diária na rodinha e na escrita por meio do
conto de fadas produzido.
Bibliografia:
1. Apostila Pró-Letramento – Alfabetização
e Linguagem; Ministério da Educação e Secretaria de
Educação Básica; Brasília-DF, 2008.
2. Apostila Pró-Letramento – Matemática;
Ministério da Educação e Secretaria de Educação Básica; Brasília-DF, 2008.
3. VILA,
Antoni – Matemática para aprender a
pensar: o papel das crenças na resolução de problemas – Porto Alegre-RS:
Artmed, 2006;
4. VILLAS
BOAS, Benigna Maria de Freitas – Virando
a escola do avesso por meio da avaliação; Campinas-SP: Papirus, 2008.
5. TEBEROSKY,
Ana e COLOMER, Teresa – Aprender a ler e
a escrever: uma proposta construtivista; trad. Ana Maria Neto Machado;
Porto Alegre-RS: Artmed, 2003.
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