Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto "Jardim Zoológico"

"Os animais"
Público- alvo: alunos dos 2º anos das classes de alfabetização
Duração: duas semanas
Justificativa
  • Os alunos das classes de alfabetização através da visita de campo ao Jardim Zoológico realizarão a observação das várias espécies de animais que fazem parte da natureza, analisando as características individuais, semelhanças e diferenças entre eles.

Objetivo geral
  • Compreender a relação dos indivíduos com o meio ambiente ao qual está inserido, como agente modificador e transformador desta relação, a fim de desenvolver a consciência ambiental, desenvolvida pelo conhecimento das características individuais de cada espécie, objetivando a preservação da natureza.

Objetivos específicos
  • Observar as diferentes espécies de animais que vivem neste espaço;
  • Descrever as semelhanças e diferenças observadas em cada espécie;
  • Identificar as características individuais dos animais (se tem patas, se voam, tem asas, nadam, do que é formado seu corpo, pêlos, penas, escamas)
  • Identificar animais domésticos e selvagens, úteis, nocivos
  • Escrever o nome dos animais observados
  • Fazer o relatório do passeio

Atividades desenvolvidas
  • Fazer uma lista dos animais que foram vistos no Zoológico
  • Desenhar os animais escrevendo o nome
  • Fazer o relatório da visita
  • Ler e interpretar o texto: “Cada macaco no seu galho”, que fala das características individuais de cada bichinho
  • Montar o álbum dos animais
  • Recortar de jornais e revistas animais que são domésticos e selvagens
  • Descrever o corpo dos animais
  • Realizar atividades sobre os animais no laboratório de informática através do software hot potatoes

Culminância

Após o passeio os alunos trabalharão no laboratório de aprendizagem com jogos de alfabetização, utilizando os conhecimentos construídos no passeio. Os alunos também realizarão atividades no laboratório de informática, sobre asa características dos animais, utilizando-se do software Hot Potatoes.

Avaliação
  • Será considerado satisfatório se os alunos conseguirem fazer a relação dos conhecimentos construídos no passeio com os processos de escrita e leitura que estão sendo trabalhados na alfabetização.

Profº responsável: Ana Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário