Para a realização desta atividade, juntaram-se as três turmas de 2º ano para uma competição com a “Bota de muitas léguas”. No início a professora Denise ficou responsável pelas anotações, a professora Édila pela confecção do material e a professora Gladys pela condução das crianças.
Fez-se a reta no chão, com fita crepe, pegando 10 quadrados (do desenho do piso) e colocando as crianças dispostas ao longo da reta.
Foi perguntado onde estaria a metade da reta. As crianças olhavam, olhavam e não conseguiam chegar a uma conclusão.
Foi perguntado onde estaria a metade da reta. As crianças olhavam, olhavam e não conseguiam chegar a uma conclusão.
Então a professora perguntou a eles:
_ Quantos quadrados a reta tomou?
_ 10.
_Qual a metade de 10?
_ 3, 4, 5...
_ Vamos fazer desta forma: O Kaynã (este aluno já havia tentado dividir a reta em dois) pegará 10 quadradinhos de papel e vai dividi-los na metade. Quantas pessoas colocaremos aqui para fazer esta divisão?
_ Metade, são duas. (A professora já havia trabalhado metade com os alunos naquele dia)
_Chegaram então à conclusão que a metade de 10 é 5.
Voltou-se então para o problema da reta.
_ Quantos quadrados tem a reta?
_10.
_Então onde estaria o meio da reta?
O aluno Kauã, levantou-se, pegou o marcador, contou 5 quadrados e marcou o meio da reta.
A partir daí iniciou--se a montagem da numeração da reta.
_Se vamos montar uma sequência numérica, qual número ficará no início?
_1.
_ O número um é o primeiro da sequência?
_Não o 0.
O número zero foi posto no início da reta.
_ Queremos numerar até vinte. Então qual é a metade de 20? Para colocarmos no meio da reta, que já marcamos?
_10.
_ Do 0 ao 10, qual é a metade?
_ 5.
_ Do 10 ao 20, temos mais dez certo?
_ Sim.
_ Então qual a metade?
_5.
_ Estando no 10, mais 5, em qual número vamos parar?
_ 15.
_ O número final sendo 20. De quanto em quanto dividimos a reta?
_ 5 em 5.
_ok. Do zero ao cinco, faltam quantos números?
_ Quatro.
_Quais?
_1,2,3 e 4.
_ Como poderemos colocar estes números para que cada um tenha exatamente a mesma distância um do outro?
A aluna Beatriz levantou-se e fez a marcação correta. Ficando então a reta numerada de 0 a 20.
Explicaram-se as regras do jogo da Bota de Muitas Léguas, foram escolhidos um aluno de cada turma (devidamente identificado pela letra), estes calçaram as botas e o jogo iniciou-se.
Foram utilizados dois dados com o número 6 tampado. E um aluno de cada turma ficou responsável pelas anotações. (Que serão trabalhadas futuramente nas turmas, pois no formato em que foi realizada a atividade, não haveria condições para serem interpretadas e trabalhadas adequadamente.)
Rodadas | Quantos pulos | Tamanho do pulo | Descrição | Operação | Resultado |
Primeira | 5 | 2 | 5 pulos de tamanho 2 | 5 x 2 | 10 |
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Ganharia a turma em que o aluno chegasse mais longe depois de efetuar os pulos.
Turma A: 5 pulos de tamanho 2.
Turma C: 1 pulo de tamanho 4, com a ajuda das professoras. Ao final as crianças da turma B ganharam esta rodada. Foram realizadas 3 rodadas devido ao tempo.
As crianças gostaram muito e mostraram que em grupo elas conseguem pensar melhor sobre os problemas. Nenhuma das turmas havia trabalhado estes conceitos de divisão e multiplicação antes deste dia. Além destes também foram trabalhados: reta, tabela, simetria, socialização, sequência numérica, atenção e seguir limites traçados.
obs: Percebeu-se que deveria ter sido pensado no tamanho das distâncias para que os alunos conseguissem dar os saltos sem a ajuda das professoras.
ddorei e muito espertos esses meninos
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