Essa sequência foi inspirada na SD da professora Inês Cristina Tyska Nunes de Alvorada do Sul, que encontrei na internet e a quem agradeço de coração. Algumas coisas foram propostas por ela, outras eu criei.
1o dia
Leitura e Interpretação do Livro:
Atividades de completar palavras com as vogais, utilizando os nomes dos personagens e acontecimentos do texto.
2o dia
Apresentei a história em um cartaz e fizemos a leitura novamente
Depois entreguei as letras dos nomes dos personagens em cópias coloridas (cada nome de uma cor) para que recortassem e colassem no caderno, formando assim as palavras relacionadas aos nomes dos personagens.
Aproveitamos então, para trabalhar o números de letras, letra inicial e final.
3o dia
Fizemos uma votação sobre qual o personagem preferido deles e transformamos em um gráfico:
Deste gráfico tiramos as seguintes perguntas, que foram registradas no caderno com as devidas respostas:
_ Qual personagem foi mais votado?
_ Qual foi menos votado?
_Quantos votos o Quico teve a mais que o Edu?
_ Qualtos votos o caracol teve a menos que a Filó?
Para fazer o gráfico utilizei um papel quadriculado que tenho já para essas e outras ocasiões.
4o dia
Agora, utilizando novamente o papel quadriculado, entreguei a eles para que escrevessem os nomes que eu iria ditar: Xixi, Filó, Edu e Caracol
Depois de corrigidos, pedi que recortassem os nomes para separá-los.
A seguir utilizando uma ficha com as palavras a serem trabalhadas pedi que contassem quantas sílabas havia e recortassem os pedacinhos da palavra.
Primeiro eu fazia com o meu, no quadro, depois eles repetiam com o deles, no caderno, até separarmos as sílabas de todas as palavras.
5o dia
Montamos um jogo de trilha e jogamos algumas partidas!!! Quem leva a Filó até o Quico primeiro? Adoraram utilizar o dado pela primeira vez!
Nenhum comentário:
Postar um comentário