Pesquisar este blog

domingo, 10 de agosto de 2014

Folclore: Sequência Didática

OBJETIVO GERAL: Conhecer e identificar a manifestação folclórica: Lendas.

ATIVIDADES

- Leitura do livro: Histórias Encantadas Africanas

- Conversa informal sobre o tipo de história lida.

- Comparar a história com outras de nossa cultura.

- Ilustrar a história lida.

- Fazer um levantamento das lendas conhecidas pelos alunos: montar uma tabela, gráfico e pedir para as crianças que criem um problema com as informações.

- Escolher as três lendas mais votadas e fazer um reconto.

- Ilustrar o reconto com dobraduras, utilizando a régua para cortar os papéis na medida necessária.

- Pesquisar em casa as lendas urbanas.

- Escolher, por meio de votação uma das lendas para dramatização.

EIXOS TRABALHADOS

- Leitura

- Oralidade

- Análise Linguística

- Produção de textos escritos

DIREITOS DE APRENDIZAGEM CONTEMPLADOS
(Língua Portuguesa)

- Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da infância.

- Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos e para atender diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM CONTEMPLADOS
(Matemática)

- Desenvolver o espírito investigativo, crítico e criativo, no contexto de situações-problema, produzindo registros próprios e buscando diferentes estratégias de solução.

EIXOS TRABALHADOS


- Números e operações.

- Tratamento da informação.

- Grandezas e medidas.

TEMPO DE REALIZAÇÃO

  • 3 semanas(15 dias letivos)
MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

- Livro: Histórias Encantadas Africanas.

- Papéis para dobraduras.

- Régua.

- Livros das lendas brasileiras.

- Material básico dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário