OBJETIVO
GERAL:
Conhecer e identificar a manifestação folclórica: Lendas.
ATIVIDADES
-
Leitura do livro: Histórias
Encantadas Africanas
-
Conversa informal sobre o tipo de história lida.
-
Comparar a história com outras de nossa cultura.
-
Ilustrar a história lida.
-
Fazer um levantamento das lendas conhecidas pelos alunos: montar uma
tabela, gráfico e pedir para as crianças que criem um problema com
as informações.
-
Escolher as três lendas mais votadas e fazer um reconto.
-
Ilustrar o reconto com dobraduras, utilizando a régua para cortar os
papéis na medida necessária.
-
Pesquisar em casa as lendas urbanas.
-
Escolher, por meio de votação uma das lendas para dramatização.
EIXOS
TRABALHADOS
-
Leitura
-
Oralidade
-
Análise Linguística
-
Produção de textos escritos
DIREITOS
DE APRENDIZAGEM CONTEMPLADOS
(Língua
Portuguesa)
-
Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários
do patrimônio cultural da infância.
-
Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros,
veiculados em suportes textuais diversos e para atender diferentes
propósitos comunicativos, considerando as condições em que os
discursos são criados e recebidos.
DIREITOS
DE APRENDIZAGEM CONTEMPLADOS
(Matemática)
-
Desenvolver o espírito investigativo, crítico e criativo, no
contexto de situações-problema, produzindo registros próprios e
buscando diferentes estratégias de solução.
EIXOS
TRABALHADOS
-
Números e operações.
-
Tratamento da informação.
-
Grandezas e medidas.
TEMPO
DE REALIZAÇÃO
- 3 semanas(15 dias letivos)
MATERIAIS
A SEREM UTILIZADOS
-
Livro: Histórias Encantadas Africanas.
-
Papéis para dobraduras.
-
Régua.
-
Livros das lendas brasileiras.
-
Material básico dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário