GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO
DO GUARÁ.
ESCOLA CLASSE 07 DO GUARÁ
PROFESSORA PEDAGOGA GLADYS
MARIS LEITE
PROJETO
DE LEITURA DO LIVRO:
UMA
JOANINHA DIFERENTE
AGOSTO
DE 2012
JUSTIFICATIVA
Na 2ª semana setembro será comemorada na
escola a “Semana de Luta da pessoa com
Deficiência” e fomos convidados a participar, já que temos um representante
ilustre em nossa sala de aula.
Este ano
fomos ao teatro e não foi muito legal, uma professora disse que deveríamos
fazer o teatro na escola, pois ficaria muito melhor do que aquele que
assistimos.pensei então em montar uma peça com as crianças e me lembrei do
livro “Uma Joaninha Diferente” de Regina Célia Melo, pois nos anos anteriores
esta história sempre fez parte desta comemoração e é uma excelente forma de
fazer as crianças pensarem, afinal termina com uma pergunta, o que dá a nós a
oportunidade de escrever um final, na nossa peça e responder a pergunta.
Desta
forma assim nasceu este projeto.
OBJETIVOS
1. Retomar
como se estruturam os livros (capítulos, paginação, etc).
2. Enriquecer
o vocabulário, a oralidade e a socialização.
3. Produzir
bons textos, mesmo antes de saber a grafia das palavras;
4. Recontar a
história e escrever um novo final;
5. Retomar
procedimentos de revisão e reescrita de textos com ajuda do professor;
6. Conhecer
a vida das joaninhas;
7. Conhecer
os passos para uma pesquisa;
8. Realizar
uma pesquisa de campo no Jardim Botânico de Brasília;
9. Produzir uma pesquisa sobre as joaninhas;
10. Valorizar
as individualidades da nossa comunidade;
11. Conhecer
os passos para montar uma peça de teatro;
12. Montar
uma peça de teatro.
13. Produzir
cartazes e convites para a peça.
CONTEÚDOS
1.
Teatro;
2.
Gênero Narrativo;
3.
Produção de textos;
4.
Leitura de história;
5. Uso contextual
da concordância nominal e verbal;
6. Dicionário;
7.
Textos
informativos: compreensão da estrutura do gênero;
8.
Cartazes;
9.
Identificação
de estruturas textuais (translineação, pontuação, paragrafação, coesão,
coerência, aglutinação, segmentação);
10. Revisão e reestruturação de texto, com
auxílio da professora;
11. Verbo (sem conceituação);
12. Pronomes pessoais (uso contextual, sem
nomeação);
13. Pontuação (sem regras, apenas
observar);
14. Formas
de registros de dados quantitativos em situações de atividades lúdicas ou sociais;
15. Leitura,
interpretação e análise de tabelas simples;
16. Plantas
e os seres vivos (interdependência).
CRONOGRAMA
Aproximadamente
240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma.
ESTRATÉGIAS
Crie um
ambiente que estimule a curiosidade e amplie a expectativa no/as alunos/as, montando
murais com o tema joaninhas.
Avisar
que fomos convidados a apresentar um teatro na “Semana de Luta
da pessoa com Deficiência” e conversar sobre as histórias que ouvimos no ano
anterior .
1ª AULA
1. Levar o
livro: Uma joaninha diferente;
2. Inicialmente
apresente a capa do livro e vá identificando os dados que o compõe e porque são
importantes.
3. Leia o
livro;
4. Após a
leitura da obra e compartilhamento do objetivo com os alunos, apresentar a
biografia da autora;
5. Promover uma conversa sobre a história do
livro e as características do texto lido;
6. Fazer a
interpretação escrita do livro;
7. Montar um
mural com joaninhas pintadas com guache;
8. Enviar
autorização para os pais, sobre a participação das crianças na peça.
2ª AULA
1. Propor a
primeira reescrita do livro com um novo final;
2. Ler as
produções e escolher qual o final será representado na peça;
3. Conversar
sobre os personagens e escolher quem representará cada personagem e quem será o
narrador;
3ª AULA
1. Promover
a revisão do texto escolhido, com auxílio e intervenção do professor, e
montagem do Quadro de regras;
2. Transcrever
o texto escolhido para o caderno de produção de texto;
3. Distribuir
as falas dos personagens e fazer a primeira leitura.
4ª AULA
1. Conversar
com as crianças sobre o que elas conhecem sobre as joaninhas e propor uma
pesquisa;
2. Conversar
sobre os passos da pesquisa (anotar no caderno de dever de casa o que procurar
na pesquisa);
3. Elaborar
um bilhete e enviar aos pais, com o nome de alguns sites onde poderão ser encontradas
as informações da pesquisa.
5ª
AULA
1. Socializar as informações encontradas
sobre as joaninhas;
2. Apresentar fotos, através do projetor,
sobre as fases de crescimento da joaninha e sua função na natureza.
3. Montar um texto coletivo com as
informações encontradas.
6ª
AULA
1. Visita
ao Jardim Botânico de Brasília, para “caçar” joaninhas com as câmeras
fotográficas.
7ª
AULA
Apresentação da peça.
OBS:
Todos os dias ensaiaremos a peça, até o dia da apresentação.
AVALIAÇÃO
1. Observação da participação dos alunos
durante o projeto;
2. Produção de texto;
3. Resultado da pesquisa;
4. Participação na formação dos conceitos
ortográficos e gramaticais no quadro de regras;
BIBLIOGRAFIA
2.
CURRÍCULO EDUCAÇÃO BÁSICA DO
DISTRITO FEDERAL - anos iniciais; Secretaria de Estado de Educação do Distrito
federal;
3.
Pró-Letramento :
Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do
Ensino Fundamental : alfabetização e linguagem . – ed. rev. e ampl. incluindo
SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica –
Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário