Pesquisar este blog

domingo, 2 de setembro de 2012

Projeto de Leitura: Uma joaninha diferente


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DO GUARÁ.
ESCOLA CLASSE 07 DO GUARÁ
PROFESSORA PEDAGOGA GLADYS MARIS LEITE





PROJETO DE LEITURA DO LIVRO:
UMA JOANINHA DIFERENTE









AGOSTO DE 2012
JUSTIFICATIVA
     Na 2ª semana setembro será comemorada na escola a “Semana de Luta da pessoa com Deficiência” e fomos convidados a participar, já que temos um representante ilustre em nossa sala de aula.
     Este ano fomos ao teatro e não foi muito legal, uma professora disse que deveríamos fazer o teatro na escola, pois ficaria muito melhor do que aquele que assistimos.pensei então em montar uma peça com as crianças e me lembrei do livro “Uma Joaninha Diferente” de Regina Célia Melo, pois nos anos anteriores esta história sempre fez parte desta comemoração e é uma excelente forma de fazer as crianças pensarem, afinal termina com uma pergunta, o que dá a nós a oportunidade de escrever um final, na nossa peça e responder a pergunta.
     Desta forma assim nasceu este projeto.

OBJETIVOS
1.    Retomar como se estruturam os livros (capítulos, paginação, etc).
2.    Enriquecer o vocabulário, a oralidade e a socialização.
3.    Produzir bons textos, mesmo antes de saber a grafia das palavras;
4.    Recontar a história e escrever um novo final;
5.    Retomar procedimentos de revisão e reescrita de textos com ajuda do professor;
6.    Conhecer a vida das joaninhas;
7.    Conhecer os passos para uma pesquisa;
8.    Realizar uma pesquisa de campo no Jardim Botânico de Brasília;
9.     Produzir uma pesquisa sobre as joaninhas;
10.  Valorizar as individualidades da nossa comunidade;
11.  Conhecer os passos para montar uma peça de teatro;
12.  Montar uma peça de teatro.
13.  Produzir cartazes e convites para a peça.
CONTEÚDOS
1.    Teatro;
2.    Gênero Narrativo;
3.    Produção de textos;
4.    Leitura de história;
5.    Uso contextual da concordância nominal e verbal;
6.    Dicionário;
7.    Textos informativos: compreensão da estrutura do gênero;
8.    Cartazes;
9.    Identificação de estruturas textuais (translineação, pontuação, paragrafação, coesão, coerência, aglutinação, segmentação);
10.  Revisão e reestruturação de texto, com auxílio da professora;
11.  Verbo (sem conceituação);
12.  Pronomes pessoais (uso contextual, sem nomeação);
13.  Pontuação (sem regras, apenas observar);
14. Formas de registros de dados quantitativos em situações de atividades lúdicas ou sociais;
15. Leitura, interpretação e análise de tabelas simples;
16. Plantas e os seres vivos (interdependência).


CRONOGRAMA
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma.

ESTRATÉGIAS
     Crie um ambiente que estimule a curiosidade e amplie a expectativa no/as alunos/as, montando murais com o tema joaninhas.
     Avisar que fomos convidados a apresentar um teatro na “Semana de Luta da pessoa com Deficiência” e conversar sobre as histórias que ouvimos no ano anterior .
1ª AULA
1.    Levar o livro: Uma joaninha diferente;
2.    Inicialmente apresente a capa do livro e vá identificando os dados que o compõe e porque são importantes.
3.    Leia o livro;
4.    Após a leitura da obra e compartilhamento do objetivo com os alunos, apresentar a biografia da autora;
5.     Promover uma conversa sobre a história do livro e as características do texto lido;
6.    Fazer a interpretação escrita do livro;
7.    Montar um mural com joaninhas pintadas com guache;
8.    Enviar autorização para os pais, sobre a participação das crianças na peça.
2ª AULA
1.    Propor a primeira reescrita do livro com um novo final;
2.    Ler as produções e escolher qual o final será representado na peça;
3.    Conversar sobre os personagens e escolher quem representará cada personagem e quem será o narrador;
3ª AULA
1.    Promover a revisão do texto escolhido, com auxílio e intervenção do professor, e montagem do Quadro de regras;
2.    Transcrever o texto escolhido para o caderno de produção de texto;
3.    Distribuir as falas dos personagens e fazer a primeira leitura.
4ª AULA
1.    Conversar com as crianças sobre o que elas conhecem sobre as joaninhas e propor uma pesquisa;
2.    Conversar sobre os passos da pesquisa (anotar no caderno de dever de casa o que procurar na pesquisa);
3.    Elaborar um bilhete e enviar aos pais, com o nome de alguns sites onde poderão ser encontradas as informações da pesquisa.
5ª AULA
1.    Socializar as informações encontradas sobre as joaninhas;
2.    Apresentar fotos, através do projetor, sobre as fases de crescimento da joaninha e sua função na natureza.
3.    Montar um texto coletivo com as informações encontradas.
6ª AULA
     1. Visita ao Jardim Botânico de Brasília, para “caçar” joaninhas com as câmeras fotográficas.
7ª AULA
     Apresentação da peça.
OBS: Todos os dias ensaiaremos a peça, até o dia da apresentação.
AVALIAÇÃO
1.    Observação da participação dos alunos durante o projeto;
2.    Produção de texto;
3.    Resultado da pesquisa;
4.    Participação na formação dos conceitos ortográficos e gramaticais no quadro de regras;

BIBLIOGRAFIA
2.    CURRÍCULO EDUCAÇÃO BÁSICA DO DISTRITO FEDERAL - anos iniciais; Secretaria de Estado de Educação do Distrito federal;
3.    Pró-Letramento : Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental : alfabetização e linguagem . – ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.




Nenhum comentário:

Postar um comentário