CARACTERIZANDO OS NÍVEIS PSICOGENÉTICOS SEGUNDO AS DIDÁTICAS* Organizado por Nair Cristina da Silva Tuboiti
Pré-silábico 1
• Escrita com desenho, escrita figurativa.
Pré-silábico 2
• Letras podem estar associadas a palavras inteiras – idéia global da palavra;
• Escreve sinais gráficos quaisquer de forma aleatória;
• Uma página inteira de letras pode ser um nome;
• Ausência de vinculação pronúncia e escrita;
• Não há discriminação das unidades lingüísticas;
• Começa a vincular leitura e escrita e sinais gráficos (riscos, letras, números...);
• Obscura a relação escrita/pensamento;
• Instabilidade da escrita;
• Ordem das letras na palavra não tem importância.
Silábico
• A cada sílaba oral corresponde um sinal gráfico qualquer;
• Idéia de um número mínimo de letras para se constituir a palavra;
• A força da relação pronúncia escrita pode fazer vencer esta complexidade das palavras monossílabas;
• Não se atenta necessariamente ao som das letras;
• Pode utilizar-se de qualquer sinal gráfico;
• Começa a esboçar certa ordem das letras mas não com o rigor do alfabético.
Alfabético
• Escreve dois sinais gráficos para cada silaba oral;
• É muito importante neste momento conhecer o valor sonoro convencional de todas ou de algumas letras;
• Há necessidade de distinguir basicamente algumas unidades lingüísticas, tais como: letras, sílabas, palavras e textos;
• È ignorado a palavra como unidade separada nas frases e nos textos;
• Estar alfabético não significa estar alfabetizado.
Alfabetizado 1
• Percebe que cada vez que abrimos a boca para pronunciar parte de uma palavra, obrigatoriamente, se escreve uma consoante e uma vogal.
Alfabetizado 2
• A cada som pronunciado o aluno associa uma letra;
• Percebe que a ordem "consoante-vogal" pode ser invertida;
• Se dá conta de que a sílaba pode ter somente uma vogal ou até duas;
• Nota que a sílaba pode ter duas consoantes, juntas ou separadas por vogal.
Alfabetizado 3
• Constata que há sons que são representados por duas letras, além das nasalizações.
Alfabetizado 4
• Identifica sons que são representados por apenas uma letra;
• Percebe que há palavras escritas com uma letra que representa dois sons.
• Escrita com desenho, escrita figurativa.
Pré-silábico 2
• Letras podem estar associadas a palavras inteiras – idéia global da palavra;
• Escreve sinais gráficos quaisquer de forma aleatória;
• Uma página inteira de letras pode ser um nome;
• Ausência de vinculação pronúncia e escrita;
• Não há discriminação das unidades lingüísticas;
• Começa a vincular leitura e escrita e sinais gráficos (riscos, letras, números...);
• Obscura a relação escrita/pensamento;
• Instabilidade da escrita;
• Ordem das letras na palavra não tem importância.
Silábico
• A cada sílaba oral corresponde um sinal gráfico qualquer;
• Idéia de um número mínimo de letras para se constituir a palavra;
• A força da relação pronúncia escrita pode fazer vencer esta complexidade das palavras monossílabas;
• Não se atenta necessariamente ao som das letras;
• Pode utilizar-se de qualquer sinal gráfico;
• Começa a esboçar certa ordem das letras mas não com o rigor do alfabético.
Alfabético
• Escreve dois sinais gráficos para cada silaba oral;
• É muito importante neste momento conhecer o valor sonoro convencional de todas ou de algumas letras;
• Há necessidade de distinguir basicamente algumas unidades lingüísticas, tais como: letras, sílabas, palavras e textos;
• È ignorado a palavra como unidade separada nas frases e nos textos;
• Estar alfabético não significa estar alfabetizado.
Alfabetizado 1
• Percebe que cada vez que abrimos a boca para pronunciar parte de uma palavra, obrigatoriamente, se escreve uma consoante e uma vogal.
Alfabetizado 2
• A cada som pronunciado o aluno associa uma letra;
• Percebe que a ordem "consoante-vogal" pode ser invertida;
• Se dá conta de que a sílaba pode ter somente uma vogal ou até duas;
• Nota que a sílaba pode ter duas consoantes, juntas ou separadas por vogal.
Alfabetizado 3
• Constata que há sons que são representados por duas letras, além das nasalizações.
Alfabetizado 4
• Identifica sons que são representados por apenas uma letra;
• Percebe que há palavras escritas com uma letra que representa dois sons.
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